sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Chocotone (ou Panetone)

Tá chegando aquela época gostosa, pois é! Dezembro tá quase batendo na porta e a maioria dos mercados já colocaram panetones e chocotones em suas prateleiras.
Eu gosto é de fazer em casa! Fica fofinho, macio mesmo, todo mundo adora. Você pode fazer pra presentear, pra rechear, pode substituir as gotas de chocolate por frutas cristalizadas + passas e fazer panetone. É com vocês agora haha.


320 ml de leite com 4 ovos - você vai medir assim: pegar um medidor ou uma balança, colocar os 4 ovos dentro e completar com o leite
4 colheres sopa de manteiga
1 colheres de chá de sal
8 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de essência de panetone
4 copos de farinha de trigo especial para pães (tipo 01) (copo de 240ml)
3 colheres de chá de fermento biológico seco instantâneo

2 copos de gotas de chocolate (copo de 240ml)

Quem tem máquina de pão coloca todos os ingredientes na ordem e liga a máquina no ciclo massa, depois de encerrado, acrescenta as gotas, divide em 2 molda como uma bola e coloca na forma própria para panetone de 500g, deixa crescer (mais ou menos 30 minutos) e leva ao forno para assar.

Na batedeira o processo é o mesmo, usando o gancho, vá acrescentando os ingredientes e batendo até ficar homogêneo, a massa fica meio grudentinha mas é assim mesmo, controle-se para não ficar adicionando mais farinha do que é pedido!! (fica crescendo por uns 30 minutos também depois de moldados na forma antes de assar)

Na mão, coloque os ingredientes numa tigela bem grande e vá misturando com uma colher de pau, mesmo quando ela começar a pegar consistência siga firme e também não adicione mais farinha! Depois de moldados deixe descansar na forma mais uns 30 minutos (não vai dobrar de volume).

Pães e panetones crescem no forno nos primeiros 10-15 minutos e no máximo em 20 minutos, depois eles assam. Por isso é muito importante que sejam sempre assados em forno médio-baixo.

Quando for modelar a massa não sove ela com a farinha, apenas enfarinhe a bancada e envolva a massa sobre a farinha, e se assim ainda grudar na mão, pare, lave a mesma, seque e continue a moldar, levemente, lentamente e com todo o cuidado, não precisa necessariamente dar forma a massa, simplesmente a coloque na forma e ajeite com cuidado.

Passe as gotas de chocolate no trigo (e as frutas cristalizadas e passas) e leve um pouco ao freezer e depois juntar a massa, assim ele se espalhará uniformemente e irá aderir melhor na massa.
Pincele por cima com uma gema batida.

Coloque as formas de panetone/chocotone dentro de uma assadeira e leve ao forno já preaquecido e em geral eles assam em 50 minutos, mas cada forno é de um jeito então o melhor método é sempre verificar com o palito ou batendo para obter o som oco pelo menos depois de 40 minutos Continue verificando sempre.

* use sempre fermento na validade e faça o teste da esponjinha antes para verificar se está ok.
** não deixe os panetones descansando onde haja corrente de vento.


Dá pra ver como ele tá fofinhoooooo até pela foto, não dá?

5 comentários:

  1. Aguei, aqui. *babando no teclado* hehehe
    Syl ,com toda certeza irei fazer em dezembro.
    ou antes hehehe..
    obrigada pela receita.. beijãooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou te dizer que não dura nada em casa aheiuaheua não tem como resistir, né?
      De nada amore, estou sempre as ordens!! Quando fizer, me conte :D

      Excluir
  2. Sibas... não precisa untar a forminha de panetone não né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moni, se for fazer nessas próprias de papel não precisa não.
      Se for fazer em latas, formas de alumínio aí precisa.
      Bjos

      Excluir
    2. Ah legal. Vou fazer nas forminhas de papel :)

      Brigada beijos!!

      Excluir

E aí, o que me diz?