quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Pão de Queijo - Só 3 ingredientes

Quem passeia pela net, por programas de tv e mesmo livros de culinária sabe que existe uma linha que segue receitas com apenas 3 (as vezes 4) ingredientes; os "simple 3 ingredient recipes".
São receitas saborosas, básicas, úteis pro dia a dia e que nos mostram que não é preciso um arsenal de coisas pra gente se virar (e bem) na cozinha!


Essa receita é assim, simples, fácil e é provável que você tenha todos os itens necessários aí em casa. Se for o caso eu recomendo que você faça ainda hoje pois não vai se arrepender ahahaha e para quem não tem, anote, pois você vai adorar quando fizer,

1 caixinha de creme de leite
1 copo de queijo ralado (ou meia cura, queijo de saquinho vale também!!!)
1 copo de polvilho azedo ou doce (eu uso o azedo)

Ligue e deixe o forno aquecendo enquanto vc prepara a massa.
Numa tigela misture o creme de leite ao queijo e vá acrescentando o polvilho até desgrudar das mãos.
Como tudo depende do dia, temperatura, umidade e etc, vale ressaltar que eu precisei de um copo e meio de polvilho, por isso observe bem essa parte do 'desgrudar das mãos' mas não exagere!
Se achar necessário acrescente sal.
Faça bolinhas e coloque em uma assadeira untada com margarina. Deixe espaço entre eles, dá aproximadamente 25 dos pequenos ou 12 dos maiores.

* O copo medida é o copo de requeijão

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Brie en croute com Peras e Nozes

Queijo.
Só de pronunciar essa palavra eu já fico com água na boca! Ainda não encontrei um que não tenha gostado, embora claro, tenha os meus preferidos e o brie é um deles.
Os queijos brie são cremosos e cobertos por uma casca aveludada e comestível (penicillium candidum) e combinam com frutas frescas ou secas, é delicioso puro em torradas, aquecido em lanches e perfeito em risotos.

Essa receita é uma delícia! Pode-se substituir a pera por maçã fuji e é uma opção maravilhosa pra se servir com carnes, como petisco numa mesa de queijos e frios e inclusive é uma ótima ideia pra colocar na sua mesa de Natal!


Separe:

1 queijo brie de 200g (pode ser menor também)
1 pera cortada em fatias finas
2 colheres de sopa açúcar demerara ou mascavo
1 pitada de sal
1 colher de sopa de açúcar
1/4 de xícara de nozes (separe assim e então pique essa quantidade)
1 pacote de massa folhada pequeno
1 ovo (para pincelar)

Coloque numa panela a pera fatiada, o açúcar, o sal, e a água. Deixe levantar fervura e quando o líquido começar a ficar uma calda, desligue, jogue as nozes picadas. Mexa e reserve até esfriar.

Corte o disco de brie ao meio e recheie com metade da mistura de pera/nozes coloque a outra metade por cima e cubra com o restante da mistura.
Recorte duas partes de massa folhada na tamanho da circunferência do queijo (pode ser quadrado não precisa recortar em círculo a massa). Forre uma forma com papel manteiga, coloque uma parte da massa folhada ajeite o queino por cima, coloque a outra metade da massa folhada por cima e feche pressionando com os dedos para que elas se unam e fique lacrado (para não vazar). Pincele com o ovo batido.
Leve ao forno (já aquecido) 180º por 30 minutos.