quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Panquelete ou Omequeca?


Hahahahah ai ai ai como definir essa receita?
Ela é um misto de panquecas, mas com aquele toque cremoso e sedoso do omelete! Eu fiz a receita umas 3 vezes até chegar no ponto que eu queria, algo suave, saboroso, sem ter que colocar muita farinha pra dar ponto porque não queria perder essa cremosidade da abobrinha e também porque eu queria que o prato continuasse leve para os dias quentes e para quem quer incluir numa dieta.

Acho que consegui! Eu adorei o resultado. 
Você pode tanto fazer uma maiorzinha como porções pequenas para um snack saudável!
Anote:

 2 abobrinhas de mais ou menos 15cm (para referência de quantidade)
2 ovos (ou 1 jumbo)
2 dentes de alho
1/2 cebola (pode omitir se não gostar do gosto de cebola porque não fica suave, mas eu gostoooo! rs)
1 xícara de farinha (preste atenção aqui, não vai mais que 1 xícara mas pode ir menos)
1/2 xícara de parmesão fresco ralado (eu não testei com outro queijo)

sal se achar necessário

Pegue a abobrinha, lave bem e rale. Eu ralei porque acho fácil e tenho um super rapador bacana mas se você não tem, passa no processador, mas ele tem que ficar tipo, fiapinhos, não virar uma 'sopa' ok?? Cuidado se for passar no processador pois a abobrinha tem muita água e passar do ponto é rapidinho...



Rale o alho também e a cebola, prontinho, tudo raladinho na sua tigela!
Agora você vai adicionar os ovos (quebre separado e dê uma ligeira batida com o garfo, é mais fácil na hora de misturar), o queijo e colocar a farinha aos poucos. Como eu falei, a abobrinha solta água então quanto mais rápido você  misturar tudo menos farinha vai usar (ou se ela for mais firminha) .
Outra opção é, deixar a abobrinha ralada e a cebola apenas numa tigela e esperar que junte um pouco desse líquido, descartar e aí adicionar o alho e os demais ingredientes para uma receita mais enxuta,
O importante é não passar da 1 xícara de farinha, pois não é uma panqueca!!! É pra ficar cremoso mesmo dentro, ok?





A mistura fica como de um bolo e você vai espalhar pela frigideira (eu usei antiaderente sem óleo, nem nada) com uma colher até formar um disco do tamanho que você quer. Eu fiz algumas com uns 10 cm (foram 4 colheres pra cada) e outras pequeninhas com apenas 1 colher de massa e ficaram do tamanho de nuggets. 

É rapidinho, dourou e soltou da frigideira, vire e espere dourar do outro lado, Pronto!!! Viu que facinho? E olha, fica uma delícia, o marido comeu um monte!! rs


Sem óleo na frigideira !! :D

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Dica da Semana - Ovos!

O ovo, além da gema e da clara possui uma bolsa de ar que é composta por gás carbônico e que sabemos ser excelente conservante, inclusive utilizado em vegetais processados (folhosos, etc).
Com o passar do tempo, a casca do ovo que é porosa e permeável, vai permitindo a troca gasosa, então sai gás carbônico e entra oxigênio e esse é o processo de envelhecimento dele.


  • Quanto mais rugosa (parece parece chapiscada, com ondulações) e opaca a superfície do ovo, mais fresco ele é. Com o passar do tempo e a troca gasosa, a casca começa a ficar mais lisa, levemente translúcida e brilhante. Corra desses ovos...
  •  O ovo tem dois tipos de clara, uma mais fluida e outra mais firme, que tem a função de sustentar a gema no meio, como se fossem duas cordas. Quando abrir o ovo e você perceber essa diferença entre as claras, então o ovo é novo. Com o tempo a clara fica totalmente fluida.
  • Quando abrir o ovo e a gema se romper facilmente, saiba que esse ovo não é tão novo assim. Cuidado.
  • Para conservar o ovo melhor e diminuir o tempo de troca gasosa, deixe o ovo com o bico virado pra baixo, ou seja, a bolsa de ar ficará pra cima e não será pressionada pelo peso do ovo, assim a troca gasosa vai ocorrer mais lentamente e o ovo durará mais um pouco.
  • Quase esqueço!! Se for guardar na geladeira, apenas passe um pano seco ou levemente umedecido para retirar sujeiras mais grosseiras, mas não lave, porque existe uma substância chamada mucina que protege o ovo. Lave apenas na hora do uso ou os ovos podem estragar mais rapidamente.




** Imagem retirada da internet